Os meses quentes pedem pratos mais leves e frugais. Hora de aproveitar para fazer uma boa reeducação alimentar. Nesse prato, utilizamos ingredientes funcionais, que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. O peixe escolhido, linguado é super apreciado e rico em Omega3. Agora é só fazer a listinha de quem convidar e, tenha certeza, este prato é tão fácil que você vai ter tempo de sobra para fazer aquela make especial antes do jantar.
FILÉ DE LINGUADO EM CROSTA FUNCIONAL: SAUDÁVEL E FÁCIL DE FAZER
Ingredientes:
- 4 filés de linguado
- 1 ½ limão espremido
- 2 dentes de alho amassados
- ½ xícara de chá de castanha-do-pará
- 2 colheres de sopa de semente de chia
- 3 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada (ou farinha de coco)
- 1 punhado de ervas frescas ( hortelã, alecrim, manjericão) picadas
- 2 ovos batidos
Modo de preparo:
Tempere os filés com o alho e o suco de limão e reserve (quanto mais tempo ficar no tempero, mais saboroso fica). Triture as castanhas com a semente de chia, linhaça e as ervas no mixer ou no pilão, deixando a castanha em pedaços maiores. Passe os filés no ovo batido e em seguida na crosta, até empanar todos eles. Leve ao forno e deixe até dourar. Forno a 180º. Se preferir, pode empanar o peixe na farinha, pré assar por 10 min, cobrir com a crosta, voltar ao forno até dourar. Também fica sensacional.
Como sugestão de acompanhamento, o purê de couve flor da Rita Lobo é facinho e divino. Uma saladinha de alface americana, rúcula e tomate cereja também vai muito bem!
PURÊ DE COUVE FLOR ( by Rita Lobo)
Ingredientes:
- 1 couve-flor
- 1 ½ xícara (chá) de água
- 1 ½ xícara (chá) de leite
- 1 folha de louro
- 1 colher (chá) de sal
Modo de preparo:
Descarte as folhas e a base do talo e corte a couve-flor, incluindo o talo, em pedaços médios. Transfira para uma tigela, lave bem com água e escorra.
Numa panela média, coloque a couve-flor lavada, a água, o leite e a folha de louro. Tempere com o sal e leve ao fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, até a couve-flor ficar macia.
Desligue o fogo e reserve 1 xícara (chá) do líquido do cozimento. Descarte a folha de louro, e transfira a couve-flor sem o líquido para o liquidificador.
Bata até deixar o purê bem liso e cremoso – se necessário, acrescente, aos poucos, o líquido do cozimento reservado. Se preferir, use um mixer. Prove, acerte o sal e sirva a seguir.